segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Currículo

Deveria se criar um currículo que objetivasse o crescimento dos alunos, por meio de suas diferenças, incluindo cor, raça/etnia, gênero como elementos integrantes da identidade dos sujeitos. Tais temas não devem ser abordados nas atividades curriculares apenas em dias específicos (Dia da Mulher, Dia do Índio, Dia da Consciência Negra etc.). Nós, educadores, precisamos refletir profunda e criticamente na hora de elaborar/executar a proposta curricular pois, quem vai estudar e passar anos na escola é a criança e o adoloscente. Será que o currículo oficial contempla os interesses deles? Ou há outros interesses mais importantes? Será que articular elos entre as disciplinas seria mais profícuo ao processo de ensino eaprendizagem? Que estratégias podemos usar para abordar, de forma transdisciplinar, temas como racismo, homofobia ou preconceito?
É bom pensar o currículo!!!

2 comentários:

  1. O currículo é o centro do debate nas teorias curriculares. Os questionamentos levantados em seu texto são o foco das discussões. Por isso, o currículo é um espaço de conflito. Conhecimento, identidade e poder estão implicados na ação pedagógica realizadas nas instituições de ensino. Deste modo, não é suficiente ao docente saber o que ou como ensinar. Pensar o processo educativo é parte mesma desse fazer que deve ser (re)construído ao longo do exercício do magistério. Volto a pergunta proposta no título: Quem deveria ou deverá (re)criar "o currículo"?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Fátima e penso como comentou o professora Lebiam que o Currículo deve ser (re)criado na medida em que somos nós os pedagogos e pedagogas atuantes no execício do magistério que temos em sala de aula a autonomia de como aplicar os conteúdos propostos pelo currículo escolar. Com isso respondendo ao questionamento de Professora Lebiam quem deveria ou deverá (re)criar este currículo seria exatamente aqueles profissionais da área da educação que não se acomodam com as condições de trabalhos e atividades impostas pelo currículo, buscando novas alternativas de como (re)criar este nosso Currículo. Então mãos a obra!!!

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário