segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Currículo é uma coisa bem interessante...

É interessante que mesmo não teorizando sobre currículo, Paulo Freire fala abertamente sobre conteúdos, organização da escola e métodospedagógicos na maioria de suas obras, a exemplo de Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática da Liberdade. Nessas obras ele relata a importncia que aluno tem, de como deve ser tratado " não como burro", ao meu ver, mas como seres inteligentes e capazes de coisas surprendentes. Nunca devemos subestimá-los.
Mas, o que é currículo? São apenas os conteúdos? É o caminho que se percorre, a trajetória de vida escolar? Objetivos? Bom, eu posso dizer que é bem mais que isso pois, o verdadeiro currículo está em nós. Faz parte de nós. É parte do que somos ou do que queremos ser. Tem uma música dos Mamonas Assassinas - Cabeça de Bagre ÎI que diz: " Quando eu repeti a 5ª série E,Tirava E, D, de vez em quando um C, Mais de dez minutos se passaram-se Cê, cê, cê, cererê cê cê". Curriculo é somente isso? Espero que não!!!!

2 comentários:

  1. Interessante a forma como você expõe o título o currículo como uma "coisa"... Isso nos leva a pensá-lo como algo (objeto/documento) pronto/acabado. Essa idéia também é próxima de uma perspectiva de ação pedagógica comum/consensual que limita o processo educativo à execução (mecânica) do currículo oficial/prescrito. É possível subvertemos essa lógica na prática? Como nos libertaremos das "grades curriculares"?

    ResponderExcluir
  2. é atraves do curriculo que se define uma composição do que vai ensinar, e o que vai aprender e usar na sociedade que esta em constante transformação.
    Athila limeira pedagogia noturno.

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário