domingo, 31 de maio de 2009

Sobre as publicações de 2009

Nosso blog pedagógico volta a ser um espaço para a produção de hipertextos coletivos, resultantes dos estudos realziados na disciplina de Educação e Tecnologia do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. As publicações serão de autoria dos 44 alunos que integram a turma 01 do período letivo de 2009.1. Optamos por deixar disponível as postagens feitas no ano letivo de 2008 pelos alunos da turma de Currículo e Trabalho Pedagógico por considerá-los importantes à formação dos pedagogos e por compreender o processo de aprendizagem numa perspectiva integrada e interdisciplinar.

A ementa de nossa disicplina é a seguinte:
Estudo dos processos pedagógicos da mídia e das tecnologias digitais e suas implicações/relações no que diz respeito ao ensino e aprendizagem escolar, bem como das dinâmicas das transformações na escola e na educação em geral. Discussão das práticas de educação e de comunicação como responsáveis, articuladoras entre espaços virtuais e ambientes geográficos atuais (cidades, comunidades, culturas locais) de vida humana.

Convidamos os alunos do curso de Pedagogia e os blogueiros pedagogos a discutirem conosco nesse espaço virtual!!!
Vamos começar nosso diálogo, registrando nos comentários deste post suas expectativas para a construção e participação nesse espaço virtual.

Sejam bem-vindos!

Profa. Lebiam Tamar.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


A pedagogia tradicional é uma proposta de educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigí-la. A metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, freqüentemente expositiva, numa seqüência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização . Valoriza o conteúdo livresco e a quantidade. O professor fala, o aluno ouve e aprende. O currículo, nessa perspectiva, não propicia ao sujeito que aprende um papel ativo na construção dessa aprendizagem, que é aceita como vinda de fora para dentro. Muitas vezes não leva em consideração o que a criança aprende fora da escola, seus esforços espontâneos, a construção coletiva.
Ana Paula.




domingo, 7 de dezembro de 2008

Saiba um pouco sobre Tomaz da Silva

Como estudamos e debatemos sobre um dos livros( Documentos de identidade) de Tomaz da Silva, aqui vai um pouco de informações desse grande autor que nos ajudou a compreender a formulação do currículo.

Site:buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783394T1&tipo=completo - ( pesquisa no dia 07/12/2008, às 20:45)

Tomaz Tadeu da Silva é Ph. D. pela Stanford University (1984). Atualmente é professor colaborador do Programa em Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu último (2007) trabalho publicado é a tradução da Ética, de Spinoza (Autêntica). Publicou mais de 30 artigos em periódicos especializados, 30 capítulos de livros e 25 livros. Atua na área de educação, com ênfase em Teoria do Currículo. Em seu currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualizacao da produção científica são: currículo, diferença, Deleuze, Foucault, neoliberalismo, Estudos Culturais, identidade e pós-modernismo.(Texto informado pelo autor)

Formação acadêmica/ Titulação
1980 - 1984

Doutorado em International Development Education. Stanford University, SU, Estados Unidos. Título: Pedagogy and Social Class in a Brazilian Urban Setting, Ano de Obtenção: 1984. Orientador: Arturo Pacheco. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.

1975 - 1977
Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: Medição com referência a critério e medição com referência a norma: uma comparação, Ano de Obtenção: 1977. Orientador: Ray Chesterfield. Palavras-chave: avaliação critério norma.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

1968 - 1973
Graduação em Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Artigos completos publicados em periódicos ( alguns)
1.
SILVA, T. T. . Políptico. Educação em Revista (UFMG), v. 45, p. 309-322, 2007. Palavras-chave: escrita; estilo; rebeldia; Deleuze.; ISSN/ISBN: 0102698.
2.
SILVA, T. T. . Deleuze e a questão da literalidade: uma via alternativa. Educação & Sociedade, São Paulo (SP), v. 26, n. 93, p. 1331-1338, 2005. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01017330.
3.
SILVA, T. T. ; KOHAN, Walter . Apresentação do Dossiê Entre Deleuze e a Educação (Rev. Educação & Sociedade). Educação & Sociedade, São Paulo (SP), v. 26, n. 93, p. 1171-1176, 2005. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01017330.
4.
SILVA, T. T. . Identidade e diferença: impertinências. Educação & Sociedade, São Paulo (SP), n. 79, p. 65-66, 2002. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01017330

Livros publicados/organizados ou edições ( Alguns)
1.
SILVA, T. T. . Espacios de identidad. Nuevas visiones sobre el curriculum. Barcelona: Octaedro, 2001. 192 p. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8480634707.
2.
SILVA, T. T. (Org.) . Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais.. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 1. 133 p. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8532624138
3.
SILVA, T. T. (Org.) . Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais.. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 1. 133 p. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8532624138.