quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tecnologia ou Metodologia?

Qual o elemento fundamental à mudança na escola?


O "x" da questão consiste em compreender e identificar situações de aprendizagem e recursos tecnológicos capazes de possibilitar uma ação inovadora e potencializadora da aprendizagem para o aluno. Em outras palavras, em termos educacionais, o que podemos fazer melhor a partir do uso de tecnologias em sala de aula?. Pois, nem sempre a tecnologia provoca a mudança ou faz diferença para a aprendizagem.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia em sala de aula sem dúvida, não vai por si só provocar mudança na aprendizagem, porém, ela atrai o aluno, possui ainda a capacidade de dinamizar a aula, e nesse sentido, cabe ao professor criar mecanismos de aproximação com seus educandos, e despertar o interesse de se produzir conhecimento entrelaçado com a tecnologia. Isso sim, potencialmente poderá fazer a diferença para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Samiramis, a tecnologia em sala de aula atrai os alunos, mais é necessário capacitar os professores, para que estes, aprendam a usar as ferramentas tecnologicas que foram dadas.

    ResponderExcluir
  4. Usar as ferramentas de que nos são disponibilizadas para sistematizar a relação de ensino e aprendizagem, de modo que aja ganho para ambos, professor e aluno.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com as meninas e acrescento ainda que a busca por novas formas de aprendizagem é essencial, pois não importa o quanto se envista em tecnologias em sala de aula, se não houver um bom método de ensino, se faz necessário capacitação de professores sim, para que se possa utilizar adequadamente os recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  6. Sabemos a importâncias que as novas tecnologias nos trazem, principalmente quando as vinculamos com a educação e a fixação da aprendizagem, mas também sabemos que a aplicação destas tecnologias precisa de atenção, pois sua qualidade deve ser priorizada, não só do profissional que esta transmitindo mas também dos materiais. Estes recursos novos que estão surgindo com certeza ajudarão e muito a fixação da aprendizagem se usados de forma correta!
    Roberya Viana / 3º Período / G6 / tarde - turma 2

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário