segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tecnologia da Informação (TI) na rede municipal de ensino


A tecnologia da informação exerce um papel de suma importância no que diz respeito à otimização dos processos tanto no segmento privado como na administração pública, pois através dela podem ser elaboradas políticas públicas avançadas no campo sócio econômico e na qualidade de vida dos cidadãos através de sistemas e suportes de TI alinhados com a realidade.

O SAM é um sistema de informação on-line para controle dos processos acadêmicos das escolas municipais. Ele surgiu da necessidade de facilitar as rotinas acadêmicas a fim de buscar meios efetivos para elaboração de freqüência de aluno, boletins, diários de classe, históricos, matrículas, transferências, atas de resultados, grades curriculares, quadro de pessoal, controle de gastos pela escola e geração de gráficos com informações estratégicas, descentralizando as atividades e descentralizando as informações. Atualmente, 30 escolas ligadas à Internet estão utilizando um protótipo do SAM, implantado para avaliar o nível de utilização e satisfação com o sistema. O objetivo do SAM é oferecer para as escolas do município de João Pessoa um sistema que garanta a efetividade dos processos acadêmicos facilitando as atividades escolares e permitindo um maior controle e interação da escola com a secretaria de educação.

DÉBORA CARVALHO

Um comentário:

  1. Trabalho atualmente nesta secretaria de educação (SEDEC) e realmente já estamos a tempo de superar os antigos arquivos suspensos, montante de papéis e sistemas ultrapassados de registros estatísticos e notas, utilizando essa tecnologia, o SAM ainda em protótipo mas torcemos que gere bons resultados.

    PRISCILA MAIA

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário