domingo, 31 de maio de 2009

Sobre as publicações de 2009

Nosso blog pedagógico volta a ser um espaço para a produção de hipertextos coletivos, resultantes dos estudos realziados na disciplina de Educação e Tecnologia do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. As publicações serão de autoria dos 44 alunos que integram a turma 01 do período letivo de 2009.1. Optamos por deixar disponível as postagens feitas no ano letivo de 2008 pelos alunos da turma de Currículo e Trabalho Pedagógico por considerá-los importantes à formação dos pedagogos e por compreender o processo de aprendizagem numa perspectiva integrada e interdisciplinar.

A ementa de nossa disicplina é a seguinte:
Estudo dos processos pedagógicos da mídia e das tecnologias digitais e suas implicações/relações no que diz respeito ao ensino e aprendizagem escolar, bem como das dinâmicas das transformações na escola e na educação em geral. Discussão das práticas de educação e de comunicação como responsáveis, articuladoras entre espaços virtuais e ambientes geográficos atuais (cidades, comunidades, culturas locais) de vida humana.

Convidamos os alunos do curso de Pedagogia e os blogueiros pedagogos a discutirem conosco nesse espaço virtual!!!
Vamos começar nosso diálogo, registrando nos comentários deste post suas expectativas para a construção e participação nesse espaço virtual.

Sejam bem-vindos!

Profa. Lebiam Tamar.

16 comentários:

  1. Acredito que tudo isso que estamos aprendendo além de ser muito empolgante, vai ser extremamente importante para o nosso futuro acadêmico. Definitivamente não adinta fugir das tecnologias, ao contrário, devemos cada vez mais nos envolver com elas. Apesar de ainda ser um assunto um tanto quanto vago para alguns, acredito que com o tempo, com a realização das aulas práticas todos nós conseguiremos nos desempenhas muito bem.


    Mônica Elisa

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter uma vivência virtual diária e pesquisar bastante para meus trabalhos acadêmicos, particularmente não utilizo postagem em blogs. Portanto, minha expectativa para a construção desse espaço é positiva, espero que este seja mais um local de discussão e divulgação de idéias, bem como de aprendizagens com efetiva participação de todos.

    Débora Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Este espaço será muito interessante para as discussões sobre os temas abordados nessa disciplina de Educação e Tecnologia, ampliando ainda mais os nossos conhecimentos com relação aos meios educacionais.

    Elizabeth Ronise

    ResponderExcluir
  4. O espaço do blog será muito importante para que nós possamos aprender a usar a Tecnologia em favor da Educação. É um ótimo local para que possamos expor nossas opiniões e discutir sobre as TICs.

    Tamara Alves

    ResponderExcluir
  5. prof.Esse espaço é muito imteressante, tendo em vista que sua aluna não ter muita vivência virtual (quase nem uma).Mais acredito que é de fundamental importancia aprender e usar as TICs. Queria que tivesse mais aulas práticas. Estou muito impougada até comprei a revista nova escola,"A tecnologia que ajuda a ensinar".

    Vânia Maria

    ResponderExcluir
  6. Acredito que este blog será bastante útil, pois além de ser um espaço de criação de conhecimento poderemos também divulgá-lo não só para a aturma, mas para qualquer outro interessado que queira criticar ou comentar e com isso podemos aperfeiçoar nosso trabalho.


    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  7. ESTE BLOG PARA MIM É ALGO NOVO, ESTOU MUITO SATISFEITA COM A DISCIPLINA E ACREDITO QUE ATRAVÉS DAS TIC´S POSSO AVANÇAR MEU POTENCIAL COGNITIVO SEM CONTAR QUER ELAS VIERAM PARA FACILITAR A VIDA DAS PESSOAS NO GERAL.

    MARIA ROBEVANIA

    ResponderExcluir
  8. Este espaço é muito bom para discussões sobre os temas abordados nessa disciplina de Educação e Tecnologia, e podemos aperfeiçoar nosso trabalho.

    Angelina Caliane

    ResponderExcluir
  9. Espero que este blog seja um incentivo para todos os alunos do curso de pedagogia. E que nós, futuros pedagogos, possamos aprender com a disciplina "Educação e Tecnologia", o quanto as TICs são importantes na vida de um profissional, pois, nos permite um aperfeiçoamento cada vez maior do nosso trabalho.

    Liana Nóbrega

    ResponderExcluir
  10. Diante das mudanças que ocorre com o avanço das tecnologias na nossa sociedade, tenho a certeza de que o blog é uns dos mecanismos que nos proporciona grandes avanços na atual educação, de modo que podemos expor e compartilhar o nosso conhecimento e descurtir com os demais colegas.!!!

    ELIANE DE SOUZA

    ResponderExcluir
  11. Espero aprender a lidar com essa nova ferramenta que vai nós permitir debates, discursões entre outras atividades. Dentro deste espaço virtual que futuramente usaremos como ferramenta de trabalho como pedagogos e possamos construir conhecimentos atráves do uso desta tecnologia.

    ResponderExcluir
  12. Para mim é muito interessante cada vez mais, está aprndendo algo novo sobre tecnologia. Esse blog é uma ferramenta que nunca tinha usado antes, estou achando bem legal utiliza-lo agora. Acho que ele vai nos ajudar muito em nossas aulas, pois precisamos sempre estar aprendendo algo novo, para nos aperfeiçoar e não cair na rotina.

    GLEICIELE SOARES

    ResponderExcluir
  13. O blog é mais um entre tantos espaços de debates e comentários para os conteúdos da disciplina, com a forma de melhor a cada dia mais a aprendizagem.
    E que possamos fazer uso das TICs de forma correta.


    Marcelandia

    ResponderExcluir
  14. O uso do Blog possibilita caminhos para realização de aulas de uma forma mais interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos, no qual, dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos grandes desafios de hoje. Os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permite reflexões, amplia a aula, além de ser um recurso diferente na aprendizagem, que nos tira um pouco desse tradicionalismo que estamos inseridos.

    “Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.” (Platão. A República, VII)


    RayannaFarias

    ResponderExcluir
  15. Este blog que nos foi apresentado, é um espaço de aprendizagem, interação e novas experiências.Espero que sirva de estímulo à leitura, escrita e participação dos alunos e blogueiros e, que seja tão produtivo como nossos encontros em sala.


    Helena Niedja

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário