sexta-feira, 6 de junho de 2014

Politicas Educacional e Formação de Professores (UEPG)

O grupo de pesquisa em Politicas Educacional e Formação de Professores, da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG) foi criado em 2003 e tem como líderes as professoras Mary Ângela Teixeira Brandalise e Beatriz Gomes Nadal. É constituído por 14 participantes, entre eles, 10 pesquisadores e 04 estudantes. O grupo tem como linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional e trabalho docente, Formação de educadores e tecnologia educacional e Organização escolar e gestão do trabalho pedagógico. Volta-se para estudos, pesquisas, cursos, debates e publicações, que abordam a política educacional e seus desdobramentos enquanto ação estratégica que condiciona a gestão da educação. Os estudos abrangem políticas educacionais, projetos pedagógicos, programas oriundos da sociedade política, incluindo as três esferas governamentais da estrutura administrativa (federal, estadual e municipal). Interessa-se especialmente pela concepção, planejamento, implementação e/ou avaliação dos processos que envolvem o projeto pedagógico da escola e sua gestão, a avaliação educacional e institucional, a formação e atuação de gestores, o trabalho docente no espaço institucional da escola e a formação inicial e continuada de professores. As pesquisas contemplam problemáticas educacionais de ordem macro (estado, sistemas, redes), de ordem meso (escolas, instituições), até a especificidade da influência das políticas educacionais e da formação de professores na sala de aula, ou seja, no espaço educacional micro. O grupo elegeu o ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino e a ANPEDSUL como os principais espaços de divulgação dos estudos e pesquisas realizados. Da mesma forma, o periódico Olhar de Professor, criado por um dos departamentos que sedia o grupo (Métodos e Técnicas de Ensino) tem sido um importante veículo de socialização dos trabalhos desenvolvidos, os quais têm sido veiculados, também, através de livros publicados. A produção, em seu conjunto, tem legitimado a participação dos pesquisadores em projetos institucionais da UEPG e do MEC no âmbito da formação continuada de professores. Em suas produções cientificas contam: 02 artigos nacionais, 26 trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos tecnológicos e artísticos, 05 livros, 20 resumos de trabalhos publicados em anais de eventos científicos tecnológicos e artísticos. E, ainda, 06 processos de técnica sem catalogo/registro, 12 trabalhos técnicos,30 apresentações de trabalhos, 68 outros trabalhos técnicos. Acumulam 06 monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização, 10 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 08 iniciações cientificas  e mais 78 demais trabalhos desenvolvidos.

Publicado por: Andrea kaline Moreira Mendonça, Deise de Jesus Dalto Santos, Elizabeth Souto de Carvalho da Silva, Valkiria de Souza Aguiar Zimbrunes.
Fonte consultada: Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

2 comentários:

  1. Muito bacana o post!
    Olhem esse material também vale muito a pena:
    Professores do ensino superior, dia 23 de novembro tem ENADE. Seus alunos estão preparados? O bom desempenho no ENADE é um dos principais fatores para conquistar Conceito 5 na avaliação do MEC. Baixe o eBook Gratuito e ajude a melhorar os índices educacionais da sua instituição de ensino.
    http://info.starlinetecnologia.com.br/ebook-nota-maxima-na-avaliacao-do-mec-0

    ResponderExcluir

Dialogue conosco, registre seu comentário