terça-feira, 30 de junho de 2009

A inclusão das tecnologias nas escolas

Fabíola ferreira

Os desafios tecnológicos

O processo de interação com as tecnologias precisa ser entendido de forma bastante peculiar, para que, possamos entender e identificar os pontos positivos e negativos desse avanço. Partindo do pressuposto de que esse sistema capitalista da informação num primeiro momento nos oferece a “comodidade” no dia-dia, por que de certa forma acaba substituindo o então “trabalho braçal” por máquinas. Faz-nos acreditar que, futuramente, essa inteligência artificial produziria perfeitamente a cognição humana, ou seja, se tornariam seres biológicos com poder de auto-criação. Num segundo momento é interessante perceber que esse sistema capitalista (agora da informação) tem um intuito estritamente consumista, sendo capaz de oferecer aos seres realmente biológicos a idéia de que máquinas deixariam de ser meramente objetos. Esquecendo que elas são frutos de um projeto do homem na qual necessita da interferência de um observador. Então, como visão positiva desses avanços, tem se realmente a questão da comodidade, onde as informações chegam mais rápidas, e a interação social acaba sendo maior mas, sempre tomando cuidado para que esse sistema não seja confundido com as competências humanas.

Francelina Finazzi

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tecnologia da Informação (TI) na rede municipal de ensino


A tecnologia da informação exerce um papel de suma importância no que diz respeito à otimização dos processos tanto no segmento privado como na administração pública, pois através dela podem ser elaboradas políticas públicas avançadas no campo sócio econômico e na qualidade de vida dos cidadãos através de sistemas e suportes de TI alinhados com a realidade.

O SAM é um sistema de informação on-line para controle dos processos acadêmicos das escolas municipais. Ele surgiu da necessidade de facilitar as rotinas acadêmicas a fim de buscar meios efetivos para elaboração de freqüência de aluno, boletins, diários de classe, históricos, matrículas, transferências, atas de resultados, grades curriculares, quadro de pessoal, controle de gastos pela escola e geração de gráficos com informações estratégicas, descentralizando as atividades e descentralizando as informações. Atualmente, 30 escolas ligadas à Internet estão utilizando um protótipo do SAM, implantado para avaliar o nível de utilização e satisfação com o sistema. O objetivo do SAM é oferecer para as escolas do município de João Pessoa um sistema que garanta a efetividade dos processos acadêmicos facilitando as atividades escolares e permitindo um maior controle e interação da escola com a secretaria de educação.

DÉBORA CARVALHO

domingo, 28 de junho de 2009

Tecnologia nas escolas

Diante do avanço das tecnologias, se faz necessário fazer o seu uso nas escolas, para desenvolver um processo de ensino-aprendizagem onde disperte interesse e participação dos alunos, na ajuda de novos conhecimentos, aulas interativas onde fuja do tradicionalismo e principalmente preparar novos cidadãos para atuar numa sociedade onde cada vez mais se faz necessário o domínio das tecnologias. Para isso é muito importante a capacitação dos professores para que sejam inseridas esses novos avanços nas escolas.

Cecília Lima